sexta-feira, 20 de março de 2015

Pacote revive sonho do metrô

30/3/2010 - O Tempo (MG)

Brasília. A Prefeitura de Belo Horizonte irá discutir com o governo federal, entre abril e junho, a inclusão do projeto do metrô da capital no pacote de R$ 18 bilhões para investimentos em mobilidade urbana que integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A ideia é pleitear junto à União cerca de R$ 1,5 bilhão desse montante para a conclusão da linha 1 (Vilarinho/Eldorado) e a construção das linhas 2 (Calafate/Barreiro) e 3 (Savassi/Lagoinha). O custo total do projeto seria de R$ 3,5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões financiados pelo Estado, pelo município e pela iniciativa privada.]

"O nosso principal projeto é o metrô. Mas precisamos de transferência voluntária e não de financiamento. O PAC 1 só contemplou o projeto executivo. Vamos aguardar para sermos convocados e apresentarmos a proposta", disse o prefeito Marcio Lacerda (PSB), logo após o lançamento do PAC 2. Segundo ele, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), teria garantido a inclusão do metrô entre as prioridades da nova etapa do programa, prevista para abranger a maioria de suas ações entre 2011 e 2014.

Ainda de acordo com Lacerda, a estimativa com a construção do metrô é aumentar o número de pessoas transportadas pelo sistema das atuais 160 mil para perto de 1 milhão de passageiros por dia. "Temos até junho para apresentar nossas demandas".

Outro projeto na área de mobilidade com a expectativa de recursos dentro do programa é a implantação em algumas das principais avenidas da cidade do Bus Rapid Transit (BRT), que são corredores expressos de ônibus. A prefeitura também quer a inclusão no PAC 2 de pelo menos oito obras para o controle de inundações (orçadas em R$ 1 bilhão), para o saneamento da Pampulha, a construção de mais Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e escolas em regiões carentes.

Critérios. De acordo com o governo federal, todas as ações do eixo do PAC 2 chamado Cidades Melhores serão discutidas entre abril e junho e ainda não têm garantia de inclusão. Os projetos serão avaliados nesse período, levando-se em conta a viabilidade técnica e financeira. Em outras áreas, 441 já estão selecionados.

Preocupação

Copa. A expectativa da prefeitura é que as obras no metrô terminem a tempo de atender a Copa de 2014. No projeto, o ponto mais relevante para isso seria a criação da linha 3, até a Pampulha.

2 milhões de casas é a meta

Brasília. A estimativa de investimentos do governo para o PAC 2 equivale à metade de todas as riquezas produzidas pelo país. E uma das metas mais ousadas da segunda fase do programa é a construção de 2 milhões de casas em todo o Brasil.

A meta do PAC 1 na área de habitação - a construção de 1 milhão de moradias - está longe da conclusão (35%). Mesmo assim, o PAC 2 dobrou o objetivo. Os recursos previstos para a execução são de R$ 278 bilhões.

Estudos

Trem-bala pode chegar a Minas

Brasília. Entre as previsões de investimento do PAC 2, o governo anunciou ontem estudos de viabilidade para três trens de alta velocidade (TAV) no país, sendo dois deles operando em Minas: um de Belo Horizonte a Campinas (SP) e outro do Triângulo Mineiro também para Campinas. A outra linha ligaria a cidade de São Paulo a Curitiba. Os três trechos somariam uma distância de 1.991 km.

Os investimentos para a prospecção do modal estão incluídos no pacote de R$ 46 bilhões destinados ao setor ferroviário: R$ 43,9 bilhões entre 2011 e 2014 e R$ 2,1 bilhões após 2014.

De acordo com o comitê gestor do PAC, o objetivo é criar a conexão de centros urbanos com maior conforto, rapidez e segurança. Além dos TAVs, a União pretende ampliar em 4.696 km a atual malha ferroviária.

A previsão de verba para ferrovias no setor de logística só é menor que o aporte para as rodovias: R$ 50,4 bilhões. Os investimentos em portos, aeroportos e hidrovias somam R$ 10 bilhões.

Em Minas, algumas obras de infraestrutura e abastecimento de água, por exemplo, já têm aval preliminar, como as barragens de Jequitaí e Congonhas. Uma série de melhorias em rodovias, como adequações nas BRs 381 e 262, também está no caderno de intenções do PAC 2.(MR)

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