segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

CBTU BH contabiliza 64,4 milhões de passageiros transportados em 2014

09/01/2015 - CBTU

A CBTU Belo Horizonte transportou 64.438.052 passageiros no acumulado de 2014. Ao todo, foram realizadas cerca de 89,6 mil viagens, com índice médio de pontualidade chegando a 97,9%. A regularidade das partidas foi de 99,1 %. A média mensal de embarques passou de 5,3 milhões de pessoas circulando pelos trens da capital.
A estação Eldorado, com mais de 10 milhões de usuários/ano, foi a unidade que registrou o maior número total de embarques, seguida de perto por Vilarinho com 8,6 milhões de usuários/ano, que cresceu cerca de 10% no acumulado do ano.
 
Os números apontam que a demanda anual de passageiros do metrô manteve-se estável, apesar do ano ter sido considerado  atípico na opinião de diferentes especialistas, seja em razão da Copa, antecipação do período de férias escolares ou redução do número de dias úteis típicos.
 
Pesquisa realizada pela CBTU Belo Horizonte em novembro de 2014 aponta que a opção pelo metrô tem sido vista como uma preferência natural do usuário, que cita a rapidez das viagens e a proximidade das estações com o local de origem ou destino como fatores que dirigem a escolha no momento do embarque. Mais de 69% dos passageiros do metrô elegeram a rapidez das viagens como o principal critério para a escolha do sistema, outros 16% citam a proximidade da estação como fator decisivo para a viagem.
 
Números
• Eldorado registrou o maior número de embarques, com 10,03 milhões de pessoas/ano.
• Foram realizadas 89,6 mil viagens, com índices de pontualidade de 97,9% e de regularidade de 99,1%.
• A estação que mais cresceu em número de embarques foi Vilarinho, um aumento de 770 mil passageiros/ano, o equivalente a cerca de 10% de crescimento.
• O tempo médio de percurso entre duas estações foi de 2 minutos.
• O mês de setembro registrou maior demanda mensal, com mais de 5,8 milhões de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário